Hospital Alayde Costa acolhe pacientes e familiares em roda de conversa

A equipe do Serviço Social e de Psicologia do Hospital Alayde Costa em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente – NEP está desenvolvendo rodas de conversas com os usuários da unidade.
Com a roda de conversa é reforçada a importância do acolhimento iniciando na chegada ao hospital, durante a visita e pós-visita, enfim, em todos os momentos.

O acolhimento é um modo de desenvolver os processos de trabalho em saúde, de forma a atender a todos que procuram os serviços de saúde, ouvindo seus pedidos e assumindo no serviço uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários

De acordo com a assistente social, Elinilce Alcântara, a oportunidade da roda permitiu “discutirmos com os familiares e os demais presentes, sobre acolhimento as normas e rotinas do HAC, como diretriz e dispositivo da Política Nacional de Humanização (PNH).Foi um momento de compartilhamento e, principalmente, de escuta.

Juliana Trindade, psicóloga da unidade, falou da importância da roda de conversa.

“Esse momento com os familiares é essencial para a troca de informações, sanar dúvidas e mostrar que os pacientes são acolhidos, assim como, os acompanhantes. Nosso trabalho é buscar a recuperação do paciente e amenizar a angústia que eles sentem por estar longe do seu lar”.

Maria Amélia Santos participou da roda de conversa e informou a satisfação de ouvir esclarecimentos da equipe.
“Fiquei ansiosa quando foram me chamar para uma roda de conversa, não sabia do que se tratava, mas ao ouvir a equipe gostei muito porque percebi que eles se preocupam com os pacientes e também com nós que somos acompanhantes. Parabéns a todos por esse momento”, disse.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Rua do Cabral, 45, Sl. 304, Nazaré -Salvador/Bahia CEP: 40055-010

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2017 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.