• contato@ibdah.com.br

Unidade Pernambucana de Atenção Especializada – UPAE

A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada  de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife (RMR), inaugurada na quinta-feira (13),
beneficiará  mais de 4 milhões de habitantes de vinte municípios da RMR. São eles:  Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

A unidade oferece consultas médicas  nas especialidades de Alergologia, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Colposcopia, Dermatologia, Endocrinologia, Endoscopia, Gastroenterologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia Clínica, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Radiologia, Reumatologia e Urologia.

Disponibiliza também os serviços de Laboratório de Análises Clínicas com realização de exames de bioquímica, hematologia e uroanálise, bem como de Anatomia Patológica. Conta ainda com procedimentos ambulatoriais de Audiometria/Impedanciometria, Colposcopia, Cirurgia de Alta Frequência, Ecocardiografia, Eletrocardiografia, Endoscopia Digestiva Alta, Holter, Mamografia, MAPA, Punção por Agulha Fina e Grossa, Radiologia Simples, Teste Ergométrico e Ultrassonografia.

A Unidade está programada para realizar procedimentos cirúrgicos ambulatoriais e para tal dispõe de Centro Cirúrgico com 03 salas operatórias, 01 sala de pequenos procedimentos, 04 leitos de Recuperação Pós-Anestésica, 24 leitos de Internação em Regime de Hospital Dia e Central de Material Esterilizado (CME).

Além disso, a UPAE ainda dispõe de espaço para reabilitação física e atendimento com profissionais das áreas de nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfermagem, serviço social e farmácia.

Composta por uma equipe multidisciplinar, na  Unidade de Pronto Atendimento Especializada serão realizadas serão realizados  600 atendimentos diários, 13 mil mil atendimentos/mês e um média de 158 mil atendimentos/ano.

Diferente das UPAs 24h, focadas em atendimentos de urgência e cirurgias de pequeno porte,  a UPAE é  voltada para as consultas com especialistas, dando suporte à atenção primária dos municípios. Este é um equipamento de saúde fundamental dentro da rede de saúde e que tem uma abrangência muito grande. A UPAE  beneficia, sobretudo, a prevenção de doenças, tratando das enfermidades antes que elas evoluam para uma internação hospitalar.

Marcação de Consultas – Toda a oferta de serviços nas UPAEs é pactuada com os municípios beneficiados, promovendo a integração da rede estadual com a Estratégia de Saúde da Família em âmbito regional. Para ser consultado com um especialista, o usuário precisa ser, primeiramente, atendido e referenciado pela Atenção Primária do município (posto de saúde ou unidade de Saúde da Família). Quando identificada a necessidade da consulta, a unidade de saúde ou a secretaria de Saúde do município faz o encaminhamento para a UPAE. Após a consulta e a realização dos exames, o paciente, já munido do seu plano de tratamento, volta para continuar o acompanhamento de rotina na Atenção Primária (postos de saúde, Estratégias de Saúde da Família).

 

Onde nos encontrar?

Rua do Cabral, 45, Sl. 304, Nazaré -Salvador/Bahia CEP: 40055-010

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2017 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.