Institucional

Foco na excelência dos profissionais, tecnologias de última geração, modelo de gestão eficiente e um cuidado especial com o ser humano. Esses tem sido os pilares do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar, entidade sem fns lucrativos que há mais de quinze anos vem apoiando governos estaduais e municipais no estado da Bahia e em Pernambuco na implantação de serviços de elevada qualidade na rede pública de saúde.

O Instituto tem levado atendimento de excelência para pacientes do Sistema Único de Saúde em diversas cidades. Seja na capital ou no interior, nas unidades gerenciadas pelo IBDAH, milhares de baianos e pernambucanos já comprovaram que o serviço da rede pública de saúde não deixa nada a desejar em termos de qualidade e humanização.

O IBDAH também investe muito em tecnologia. Além dos modernos equipamentos para detecção de diagnóstico, realização de cirurgias e assistência em saúde, o Instituto adota sistemas de gestão visando melhorar o serviço prestado. É o caso do Painel Eletrônico, que organiza e agiliza o atendimento dos usuários do SUS de acordo com o nível de gravidade com que chegam às unidades. O moderno sistema informa ao paciente, via celular, o momento que será atendido.

Em Salvador, o IBDAH apoia a Secretaria Municipal de Saúde administrando duas Unidades de Pronto Atendimento nos bairros de São Marcos e San Martin e o Hospital Dois de Julho.

Na Unidade de Pronto Atendimento de São Marcos, por exemplo, a equipe do Instituto realiza mais de 15 mil atendimentos ambulatoriais, de urgência e emergência por mês. Funcionando 24 horas, oferece serviços nas áreas de Medicina Clínica, Pediátrica, Clínica Cirúrgica, Enfermagem, Nutrição e Serviço Social. A unidade foi totalmente reformada e climatizada pelo Instituto para oferecer maior conforto aos pacientes.

A Unidade de Pronto Atendimento San Martin atende a população do Distrito Sanitário São Caetano/Valéria e adjacências, oferecendo ininterruptamente (24 horas), serviços de urgência e emergência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia, odontologia, enfermagem, serviço social, nutrição, farmácia, laboratório e bio imagem. Com 25 leitos distribuídos entre os de reanimação (Sala Vermelha), de isolamento e observações feminina, masculina e pediátrica. Seu quadro funcional conta com uma equipe de profissionais comprometidos e que trabalham em prol da saúde dos usuários do SUS. Unidade conta com salas de inaloterapia, gesso, medicamentos, Raio X, eletrocardiograma, ultrassonografia, pequenos procedimentos, farmácia, e almoxarifado, além de uma base do SAMU para aprimorar o socorro aos moradores do bairro e adjacências.

Já o Hospital 2 de Julho atende a população de Salvador oferecendo atendimento aos usuários do SUS nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral e cirurgia ortopédica, todas em regime eletivo e com perfil de baixa e média complexidade.

Com 70 leitos, o hospital oferece também serviços de análises clínicas, radiologia convencional, fisioterapia, serviço social, nutrição clínica e assistência de enfermagem. Seu quadro funcional conta com a atuação de uma equipe multiprofissional capacitada e que trabalha focada na humanização, com o propósito de restabelecer a saúde dos pacientes.

Na capital baiana, o IBDAH também é responsável pela administração do maior hospital especializado em Ortopedia e Traumatologia do Estado, o Manoel Vitorino. Com 108 leitos de internação, a equipe do hospital realiza em média 600 cirurgias de alta complexidade e cerca de 2 mil atendimentos ambulatoriais por mês.

Em 2016, o IBDAH assumiu outro importante desafio: administrar a maior Unidade de Pronto Atendimento do interior da Bahia, a UPA de Vitória da Conquista. Lá estão sendo realizados uma média de 12 mil atendimentos por mês, com paciente não somente de Conquista, mas também vindos de outras 70 cidades da região Sudoeste. A UPA possui 24 leitos de observação, sendo quatro para pacientes críticos, além de laboratório clínico e diversos equipamentos de última geração para auxiliar o diagnóstico da equipe.

O IBDAH também se preocupa em oferecer a melhor estrutura para o acolhimento aos pacientes. Um dos exemplos desse compromisso pode ser verificado no Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas. Ao assumir a gestão, o hospital foi totalmente recuperado, beneficiando uma região com população estimada em mais de 500 mil habitantes.
O hospital dispõe de 110 leitos e presta serviços em diversas especialidades, como cardiologia, neurologia, endocrinologia, pediatria e cirurgia bucomaxilofacial.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar representa eficiência gerencial a serviço da excelência e humanização do atendimento em saúde, também no Hospital Alayde Costa (HAC) disponibilizando 82 leitos para pacientes de longa permanência e 20 leitos de UTI.

Com serviço especializado em Nefrologia, a equipe trabalha com o objetivo de combater uma doença que hoje é considerada uma epidemia mundial de grandes proporções e forte impacto social. O Serviço de Hemodiálise realizado no HAC é referência no atendimento a pacientes que sofrem doenças renais crônicas e agudas.
Com atendimento para adultos, a unidade disponibiliza uma equipe multiprofissional altamente qualificada, composta de médicos nefrologistas, psicólogas, assistentes sociais, técnicos, enfermeiros, além de possuir laboratório de análises clínicas.

O serviço está credenciado na rede SUS para atendimento gratuito, atendendo pacientes de Salvador e municípios do interior, o que traz mais conforto e segurança para doentes renais, que enfrentam um processo de hemodiálise por cerca de 3 a 4 horas por sessão.

No Estado de Pernambuco, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar administra a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada Maria José da Silva, “Irmã Duda”, em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife (RMR), que beneficiará mais de 4 milhões de habitantes de vinte municípios da RMR. São eles: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

A unidade oferece consultas médicas nas especialidades de Alergologia, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Colposcopia, Dermatologia, Endocrinologia, Endoscopia, Gastroenterologia, Infectologia, Nefrologia,Neurologia Clínica, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Radiologia, Reumatologia e Urologia. Disponibiliza também os serviços de Laboratório de Análises Clínicas com realização de exames de bioquímica, hematologia e uroanálise, bem como de Anatomia Patológica. Conta ainda com procedimentos ambulatoriais de Audiometria/Impedanciometria, Colposcopia, Cirurgia de Alta Frequência, Ecocardiografia, Eletrocardiografia, Endoscopia Digestiva Alta, Holter, Mamografia, MAPA, Punção por Agulha Fina e Grossa, Radiologia Simples, Teste Ergométrico e Ultrassonografia.

A Unidade está programada para realizar procedimentos cirúrgicos ambulatoriais e para tal dispõe de Centro Cirúrgico com 03 salas operatórias, 01 sala de pequenos procedimentos, 04 leitos de Recuperação Pós-Anestésica, 24 leitos de Internação em Regime de Hospital Dia e Central de Material Esterilizado (CME).
Composta por uma equipe multidisciplinar, na Unidade de Pronto Atendimento Especializada serão realizados 600 atendimentos diários, 13 mil mil atendimentos/mês e um média de 158 mil atendimentos/ano.

Onde nos encontrar?

Rua do Cabral, 45, Sl. 304, Nazaré -Salvador/Bahia CEP: 40055-010

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2017 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.